terça-feira, 5 de março de 2013

Estudo Bíblico: 1 Porque Sofremos?



Todos os atos de Deus revelam santidade, amor e justiça (Salmo 89:14). Portanto, o mal, a dor, o sofrimento e a morte não se originaram com Deus. O mal surgiu com Lúcifer, um anjo de luz e extraordinária beleza e inteligência. Lúcifer pouco a pouco cultivou a inveja, o ódio e o orgulho. Finalmente ele se rebelou contra
Deus tornando-se Satanás, o adversário. Deus não o destruiu para que, com o tempo, fosse permitida a real manifestação da crueldade e malignidade do seu proceder e não ficassem dúvidas entre os seres criados sobre a justiça e o amor divinos. Vamos conhecer esta história e descobrir o que tudo isto tem a ver conosco.
O início do Pecado 1. Onde e com quem começou o mal ou o pecado? Apocalipse 12:7.
Resposta: "Depois houve guerra no céu. Miguel e os seus anjos lutaram contra o dragão (mais pra frente nós vamos ver que dragão em profecia significa Satanás), que combateu junto com seus anjos." A história do grande conflito entre o bem e o mal começou no céu. Deus não criou o diabo, mas a Lúcifer, e não houve razão para o pecado, mas sim uma ocasião para isso. A ocasião foi a vontade livre de Lúcifer, a qual ele usou de maneira egoísta. Obs: Deus não nos força a fazer nada. Ele nos deu o livre arbítrio para nós fazermos nossas próprias escolhas, sejam elas más ou boas. Aí só depende de você.
2. Que tipo de anjo era Lúcifer? Ezequiel 28:14 e 15.
Resposta: "Eu fiz de você um anjo protetor, com as asas abertas. Você vivia no meu monte santo e andava pelo meio de pedras brilhantes. A sua conduta foi perfeita desde o dia em que foi criado, até que você começou a fazer o mal." Abaixo de Cristo, era o anjo mais honrado por Deus e o mais elevado em poder e glória entre os habitantes do Céu.
3. Que atitude levou Lúcifer à rebelião ou ao pecado? Ezequiel 28:17 e Isaías 14:13 e 14.
Resposta: "Você ficou orgulhoso por causa de sua beleza e a sua fama fez perder o juízo." "Antigamente você pensava assim: Subirei até o céu e me sentarei no meu trono, acima das estrelas de Deus. Reinarei lá longe, no Norte, no monte onde os deuses se reúnem. Subirei acima das nuvens mais altas e serei como o Deus Altíssimo." A existência do pecado é um mistério (II Tessalonicenses 2:7), mas embora o surgimento do pecado seja inexplicável e injustificável, suas raízes podem ser encontrados no orgulho e exaltação própria de Lúcifer. Em seu egoísmo, cobiçou a igualdade com o próprio Deus.
4. Como Satanás insistiu em sua rebelião e não se arrependeu, o que Deus fez com ele e seus anjos? Apocalipse 12:9.
Resposta: "O enorme dragão (Satanás) foi lançado fora do céu. Ele é aquela velha cobra, chamada Diabo ou Satanás, que leva todas as pessoas do mundo a pecar. Ele foi jogado sobre a terra, e os seus anjos também foram jogados junto com ele." Como Deus não tem prazer em obediência forçada, Ele não impediu que Satanás levasse avante seus maus desígnios. Satanás influenciou a terça parte dos anjos a também se rebelarem contra o governo de Deus, até que foram expulsos do céu.
O pecado alcança a Terra 5. Como o mal manchou e afetou a Terra? Romanos 8:22 e Isaías 57:20 e 21.
Resposta: "Pois sabemos que até agora o Universo todo geme e sofre como a mulher que está em trabalho de parto." "Porém os maus são como o mar agitado: as suas ondas não se acalmam e trazem lama e sujeira para a terra. Não hpa segurança para esses pescadores. O meu Deus falou." O sofrimento causado pelo mal pode ser visto em toda a natureza, tanto entre os seres racionais como os irracionais. Toda a Terra sofre as consequências do pecado.
6. O que é pecado? I João 3:4 e Isaías 59:1 e 2.
Resposta: "Vocês estão pensando que o Senhor perdeu a força e não pode nos salvar? Ou pensam que ele está surdo e não pode nos ouvir? Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda suas orações." "Quem peca é culpado de transgredir a lei de Deus, por que o pecado é a transgressão da lei." De maneira mais simples e clara, as Escrituras apresentam que o pecado é a transgressão da Lei de Deus. Isaías apresenta o pecado como a quebra do relacionamento de amor com Deus.
7. Qual é o resultado final do pecado? Romanos 6:23 e I João 3:8.
Resposta: "Quem continua pecando pertence ao Diabo porque o Diabo peca desde a criação do mundo." "Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor." O pecado passa uma sentença de morte a todo o ser humano. Somente Jesus Cristo pode remover esta sentença e conceder a vida eterna para aqueles que creem nEle.
8. Como podemos vencer o inimigo causador de todo o mal? Tiago 4:7.
Resposta: "Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês." Embora, enquanto vivemos neste mundo, estejamos sujeitos a enfrentar a dor, as perdas e a morte, se permanecermos com Deus, fazendo a Sua vontade, Ele estará conosco. Irá nos animar e fortalecer, e finalmente enxugará dos olhos toda lágrima causada pelo inimigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário