terça-feira, 5 de março de 2013

Saúde: Benefícios da maçã.







A maçã possui vitaminas capazes de reduzir o colesterol e dar sensação de saciedade, auxiliando no emagrecimento.

Um velho ditado diz que comer uma maçã por dia mantém o médico afastado. A concentração de fibras e vitaminas B, C e E faz desta fruta uma importante aliada na prevenção de doenças. Conheça dez benefícios que esta fruta pode trazer.
Diabates: A maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia. Recomenda-se o consumo de duas maçãs pequenas diariamente, esta quantidade é suficiente para a dose de pectina necessária.
Colesterol: Pesquisadores da Universidade da Flórida constataram que a fibra pectina também auxilia na redução do mau colesterol ao formar uma fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras. O estudo foi realizado com 160 mulheres entre 45 e 65 anos de idade.
AVC: Frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos. A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia reduz o risco em cerca de 40%.
Problemas respiratórios: A maçã possui antioxidantes que ajudam a melhorar a capacidade respiratória e ainda protegem os pulmões. Uma pesquisa feita pela Universidade de Nottingham, Inglaterra, mostrou que as pessoas que comem cinco maçãs ou mais por semana têm menos problemas respiratórios, incluindo asma. A maçã também possui uma propriedade adstringente que auxilia a garganta e as cordas vocais.
Doenças estomacais: A maçã possui agentes cicatrizantes que ajudam os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal. Esta fruta age de forma benéfica na mucosa do sistema digestivo. Quem tem problemas de má cicatrização, equimoses e sangramento das gengivas também pode melhorar este quadro comendo maçã.
Prevenção de cárie dentária: Esta infecção é causada por causa de bactérias e o sumo das maçãs tem propriedades que podem matar até 80% destes germes. Por isso, alguns dentistas recomendam oferecer maçãs para as crianças que comem muitos doces, pois a fruta ajuda a proteger a superfície dos dentes e gengivas.
Cérebro: Devido às vitaminas do complexo B, a fruta também ajuda na prevenção de todo o sistema nervoso. Isso se dá por ela ser uma ótima fonte de nutrientes, sendo rica em vitamina C e ácido fosfórico. Desta forma, a maçã ajuda a evitar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
Câncer e envelhecimento: Por ser rica em taninos e flavonoides, que são fitonutrientes que agem como antioxidantes, adstringentes e antiinflamatórios, a fruta ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. Os flavonoides também auxiliam em doenças cardiovasculares. Além disso, a maçã possui componentes que ajudam na prevenção do câncer de cólon, de próstata e de mama.
Saciedade: As maçãs são muito recomendadas aos que querem começar uma dieta. Isso porque a fruta possui fibras que ajudam a dar a sensação de saciedade. A casca, por exemplo, possui fibras insolúveis que não são digeridas e, por isso, ficam no estômago por mais tempo. Ela também tem o poder de reduzir a vontade de comer doces e chocolates.
Vitaminas: Por ter vitaminas B1, B2, B3, a fruta auxilia no controle do crescimento, ajuda a evitar problemas de pele, evita a queda de cabelo e ainda regula o organismo

Na Mira - Se um cristão adulterar e se arrepender ele deve contar para o...

Apocalipse 17 e a Renúncia do Papa - Ranieri Sales

Especiais: HABEMUS PAPAM!










Habemus Papam!
Nota da Wiikipédia: O Habemus Papam (em português: "Temos Papa") é o texto lido pelo cardeal protodiácono e decano (isto é, o mais velho entre os cardeais da ordem dos diáconos) para anunciar a eleição de um novo Papa. O texto anuncia ao povo católico que um novo pontífice foi eleito e que o escolhido aceitou a eleição.
Sim. Nós Temos Um Sumo Sacerdote!
Texto: “Orao essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal Sumo Sacerdote, que Se assentou à destra do trono da Majestade nos Céus, como ministro do Santuário e verdadeiro Tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem” (Hebreus 8:1).
Este texto, que nós vamos analisar com minúcias, nós fala de Jesus como o nosso Sumo Sacerdote e, como tal, da Sua função como o nosso Grande Mediador junto a Deus, o Pai.
A Bíblia afirma taxativamente a esse respeito: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homensCristo Jesushomem” (I Timóteo 2:5).
Jesus é chamado, no livro de Hebreus:
“[...] Mediador de superior aliança” (Hebreus 8:6).    
“[..] Mediador dum novo Testamento” (Hebreus 9:15).
“[...] o Mediador da nova aliança” (Hebreus 12:24).
I – A Importância do Tema:
Antes de nós estudarmos as Características do Sumo Sacerdócio de Jesus, as Vantagens, os Benefícios e as Implicações Solenes do Seu Sumo Sacerdócio, é interessante nós colocarmos o “quadro” na sua verdadeira “moldura” – destacando a importância deste tema...
Para entendermos isso bem, é interessante destacar a didática de Paulo, ao escrever a Carta aos Hebreus, abrindo e tornando claras estas grandes verdades da Revelação Divina; por exemplo:
·       No capítulo 1, ele fala sobre “A Suprema Revelação de Deus em Cristo
·       No capítulo 2, “Advertência Contra a Negligência”.
·       No capítulo 3, “O Perigo da Incredulidade e da Desobediência”.
·       No capítulo 4, “A Entrada no Descanso de Deus”.
·       No capítulo 5, “A Vocação de Cristo ao Sacerdócio”.
·       No capítulo 6, “Exortação ao Progresso na Fé”.
·       No capítulo 7, “A Ordem Sacerdotal de Melquisedeque”.
·       No capítulo 8, “O Sumo Sacerdote da Nova Aliança”.
É interessante a forma como Paulo apresenta esses temas, a progressão dos assuntos, preparando-nos, como leitores, para a grande revelação, a revelação máxima que ele vai fazer no capítulo 8, nos primeiros versos: “Nós temos um Sumo Sacerdote!”
Como bom professor que era, grande expositor da Palavra, ele faz uma pausa em sua exposição, dando tempo para o leitor digerir a matéria apresentada, e afirma:
“O essencial é que possuímos tal Sumo Sacerdote, que Se assentou à desta [à direita] do trono da Majestade nos Céus”.
Comentando esse texto, o Dr. Schwantes diz que é como se Paulo estivesse pensando o seguinte: “Se vai esquecer parte do que foi dito, que o leitor retenha ao menos isto: Temos um Sumo Sacerdote à destra do trono de Deus. Aceitar esta sublime verdade já era dar um enorme passo à frente na compreensão da doutrina cristã. Os fiéis não estão sozinhos neste mundo ao pelejar o bom combate da fé. Eles possuem no Céu um Sumo Sacerdote que intercede por eles”.
Nós temos um Sumo Sacerdote!
A Bíblia diz mais: 1) Ele está assentado (estabelecido) à direita do Trono de Deus; 2) Ele é “Ministro do Santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem”. Em outras palavras, Ele é Ministro do Santuário Celestial.
II – Vantagens do Nosso Sumo Sacerdote
Seria inconcebível um sacerdote sem um santuário onde oficiar. Neste caso, estamos diante do nosso Sumo Sacerdote que ministra não num santuário humano, mas, sim, no Santuário Celestial. A glória deste santuário realça a glória do Ministério que ali se realiza.
Vamos ver a linhagem do nosso Sumo Sacerdote, as características do Seu Sacerdócio que o tornam não apenas superior, mas, único. Leiamos, inicialmente, Hebreus 7:12-17 (ler).  
Relembrando: “A palavra ‘sacerdote’ tem dois significados principais. Em primeiro lugar, significa aquele que medeia nos serviços religiosos. Em segundo lugar, significa aquele que é santo ou separado para realizar esses serviços”.
O grande diferencial do sacerdócio de Cristo começa ser revelado aqui: “[..]constituído não conforme a lei de mandamento carnal, mas segundo o poder de vida indissolúvel” (Hebreus 7:16).
O adjetivo “indissolúvel” corresponde ao grego akatalútos, um termo erudito que é usado uma única vez em todo o Novo Testamento. O seu significado aqui é de uma vida que não é dissolvida pela morte, mas que permanece indestrutível e eterna.
Este verso estabelece um contraste entre o que é humano e temporário e o que é divino e eterno. Vindo o divino, o humano torna-se obsoleto (ultrapassado). O que diferencia e distingue o sacerdócio de Cristo do sacerdócio levítico – e de todos os demais sacerdócios meramente humanos – é o seu caráter indissolúvel: permanência. Ele assumiu a Sua função de Sumo Sacerdote (Atos 2:32-33)
No direito canônico, segundo crê e a Igreja Católica Romana: “A vacância da Santa Sé corresponde ao interregno, ou seja, ao período entre o falecimento ou renúncia válida de um Papa e a eleição do seu sucessor” (Wikipédia). Com a formalização ontem, dia 28/02/13, da anunciada renúncia de Bento 16 como papa, começou o período denominado “Sé Vacante” – no qual a Igreja Católica Romana estaria sem o seu sumo sacerdote; até que seja eleito um novo papa o “trono de Pedro estará vago”, a Igreja Católica Romana está sem sumo sacerdote, sem mediador!
Os amigos entendem, agora, por que o papa não faz jus ao título de Sumo Pontífice, Sumo Sacerdote ou Sumo (Principal) Mediador entre Deus e os homens? Os amigos entendem, agora, por que o papa Bento 16 – e todos que o antecederam e aquele que irá sucedê-lo, também – não passa de um reles usurpador (leia: II Tessalonicenses 1:3-4)? Os amigos entendem, agora, por que os apóstolos – incluindo Pedro – só podiam reconhecer uma Pessoa como Sumo Sacerdote, Sumo Pontífice, Sumo Sacerdote ou Sumo (Principal) Mediador?Vejam o que eles dizem a este respeito: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (I Timóteo 2:5). Os amigos entendem, agora, por que o próprio Jesus afirmou que não existe outro meio de ter acesso a Deus, Pai? Vejam o que Ele diz a este respeito: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim” (João 14:6).     
Outra pergunta incômoda: Amigos, vocês já pensaram se o papa Bento 16 fosse, realmente, o nosso Sumo Pontífice, Sumo Sacerdote ou Sumo (Principal) Mediador entre Deus e os homens? Que tragédia seria a interrupção da mediação pela “Sé Vacante”!!! É por isso que Deus revogou TODO o antigo sistema de mediação sacerdotal, fundamentado em seres humanos – reles mortais (Leia: Hebreus 7:11 a 19).   
O verso 17 ressalta isso e esclarece a razão para o surgimento de uma nova linhagem sacerdotal: “Porquanto se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque".
Sempre houve muita especulação sobre quem seria Melquisedeque... Especulação desnecessária, diga-se de passagem, pois tudo o que precisamos saber sobre Melquisedeque nós sabemos e – detalhe importante – é exatamente o que não sabemos dele o que é singular, inusitado, extraordinário e fora do padrão humano que o faz um tipo ideal de Jesus.
Explico:
1) Sabemos que Melquisedeque existiu – teve uma existência física – e os três primeiros versos de Hebreus 7 elucidam a sua identidade (ler: Hebreus 7:1-3).     
2) A única referência no VT de Melquisedeque: Era rei de Salém encontra-se em Gênesis 14:18.
3) Que Salém era um outro nome da cidade de Jerusalém fica claro ao lermos Salmo 76:2: “Em Salém, está o Seu tabernáculo, e, em Sião, a Sua morada”. Seguindo o princípio do paralelismo na poesia hebraica, Salém seria um sinônimo de Sião (Jerusalém).
4) A afirmação de que Melquideque era “sacerdote do Deus Altíssimo” é também baseada em Gênesis 14:18. O que reforça a sua origem humana é que, como sacerdote (não da tribo de Levi, pois o próprio Levi só viria a nascer centenas de anos depois), ele foi ao encontro de Abraão, que o abençoou, e lhe separou o dízimo de tudo.
5) Deste sacerdote, que surge misteriosamente no relato de Gênesis 14 e só reaparece na carta aos Hebreus, não se conhece pai, nem mãe, pois o seu nome não consta de nenhuma genealogia.
O relato de Gênesis é totalmente silencioso quanto ao começo e ao fim de sua vida. Mas é justamente o mistério que cerca a sua existência que permite que Ele seja tomado como um tipo ou figura do Filho de Deus.
Vejam que o autor de Hebreus não afirma que Melquisedeque não tivesse pai ou mãe, mas simplesmente que nada consta a este respeito na única fonte disponível, que é o capítulo 14 de Gênesis.
Os sacerdotes levíticos eram homens mortais, ao passo que o mistério que rodeia tanto a vida como a morte de Melquisedeque lhe confere a aura da imortalidade.Sobre a morte de Levi há um registro em Êxodo 6:16. Mas não existe nenhum registro da morte de Melquisedeque. No que diz respeito aos registros, é como se Melquisedeque ainda vivesse.
Continuando, Paulo amplia a nossa compreensão sobre a superioridade do sacerdócio de Jesus no relato de Hebreus 7, versos de 22 a 28 (ler).
III – Superioridade do Nosso Sumo Sacerdote
Aqui, neste ponto, adentramos, com a máxima profundidade, os inúmeros benefícios advindos da superioridade do Sumo Sacerdócio de Cristo...
Comparando o Sacerdócio de Cristo com o sacerdócio convencional, nós vemos quatro aspectos distintos.
1. Cada sacerdote tem de ser escolhido dentre os homens. O homem pecou, e tinha de pagar a pena do pecado.
Cada homem pode pagar a pena por seu próprio pecado, mas o preço é passar a eternidade separado de Deus.
Por isso, o sumo sacerdote segundo a ordem de Arão, da tribo de Levi, era ineficaz, porque ele também era pecador e, neste caso, não podia nem mesmo fazer a expiação pelo seu próprio pecado. Isso mostra a necessidade da encarnação de Cristo e de Seu ministério propiciatório:
“porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados. Por isso, ao entrar no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste; antes, um corpo me formaste; não Te deleitaste com holocaustos e ofertas pelo pecado [...] então, acrescentou: Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a Tua vontade. Remove o primeiro para estabelecer o segundo” (Hebreus 10:4-6 e 9).
2. A função do sumo sacerdote era oferecer sacrifícios a Deus pelos pecados.Neste sentido, o sacerdócio levítico era incompleto e ineficaz porque ele só podia oferecer animais como sacrifícios simbólicos do grande sacrifício necessário para aplacar a Lei e efetuar o pagamento pelos pecados. Jesus, porém, não é só o nosso Sumo Sacerdote, mas, também, o nosso Sacrifício Perfeito. Desta forma, Ele pôde oferecer “um único sacrifício pelos pecados” (Hebreus 10:12).
3. Tanto Arão como Cristo preenchiam as qualificações de condoer-se – ter compaixão – dos ignorantes. A dificuldade com o sacerdócio de Arão estava no fato de ele era parte do problema em vez de ser parte da solução. Ele podia condoer-se dos pecadores, mas também necessitava de quem se condoesse dele.
4. Homem algum assumia a honra de servir como sumo sacerdote. Deus chamava Seu próprio sumo sacerdote. Assim como Ele escolheu Arão, da tribo de Levi, Ele escolheu a Cristo. Ao escolhê-lO, entretanto, Deus não o fez dentre uma tribo humana com todas as suas limitações e imperfeições; pelo contrário, Jesus era “segundo a ordem de Melquisedeque” – tinha uma linhagem sumo sacerdotal perfeita.
Resumindo: Embora Arão e Jesus Cristo preenchessem as qualificações para o ofício de sumo sacerdote, ambos diferiam na forma como podiam funcionar. Cristo era um Sumo Sacerdote perfeito porque podia oferecer um sacrifício perfeito. Arão era um sumo sacerdote limitado, pois o seu sacrifício jamais poderia resolver o problema do pecado do homem.  
IV – Benefícios do Sumo Sacerdócio de Cristo
A Pessoa e o ministério de nosso Senhor Jesus estão inseparavelmente ligados; o que pessoa é determina o que ela faz – neste caso, toda a superioridade (os incontáveis atributos, a perfeição e a riqueza que há em Cristo) nos são proporcionados como benefícios do Seu sacrifício (como oferta pelo pecado) e da Sua contínua intercessão (como nosso Sumo Sacerdote, nosso Advogado ou Mediador junto ao Pai).
Voltando ao nosso texto-chave (Hebreus 8:1), nós somos conduzidos à sala do trono do Deus Altíssimo, o Supremo Comando do Universo, e ali observamos que, após suportar tão vergonhosa morte, o nosso Senhor Jesus está agora entronizado à direita de Deus Pai, no lugar de suprema honra e exaltação.
Em Sua perfeição, com espírito abnegado Ele deu Sua própria vida por nossos pecados, tornando-Se, assim, nosso eterno Sumo Sacerdote. Em Sua perfeição, não há necessidade jamais de que se repita o sacrifício; nunca mais será necessário outro pagamento pelos nossos pecados. Sua expiação foi completa, perfeita, absoluta!
Os resultados:
·       Hebreus 7: 25 – Salvação completa
·       Hebreus 7: 25: “[...] vivendo sempre para interceder por eles” – Intercessão contínua.
Experiência: Filho de Abraham Lincoln...
·      Ler: I João 2:1-2 e 1:8-9
·       Hebreus 8:12 – Perdão completo.
Apelo: Hebreus 10:19-25
Amigos, louvemos a Deus por Ele ter constituído a Jesus (leia: Atos 2:32-33) como o nosso Sumo Sacerdote, Sumo Pontífice e único Mediador! É porque Ele, Deus, está no controle de tudo – em Seu Trono, no Comando do Universo – que o Seu povo no passado podia permanecer firme, confiante, sereno e inabalável mesmo ante as grandes tragédias e a morte ou saída dos governantes humanos: “No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de Suas vestes enchiam o templo” (Isaías 6:1). A lição é clara: O trono humano estava vazio, mas o Trono Divino não conhece vacância!
É, nesta certeza, que os mártires cristãos do passado – e os do futuro – encaram a morte com total serenidade e sem temer o futuro – ou melhor: a Eternidade – que os aguarda: “Mas Estevão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à Sua direita, e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra (direita) de Deus” (Atos 7:55-56). 
O trono papal desde ontem está vago; o Trono Divino jamais esteve e jamais estará vago! “Nós temos tal Sumo Sacerdote, que Se assentou à destra do Trono da Majestade nos Céus!
Isso é “o essencial” (leia novamente: Hebreus 8:1-2), tudo o mais é periférico e secundário! Esta é a Grande Verdade da infalível Palavra de Deus, tudo o mais é enganoso e obra das falácias humanas! Esta é a nossa grande segurança, tudo o mais é incerto e inseguro! Esta é a nossa grande esperança, tudo o mais é instável e desesperador!

Estudo Bíblico: 1 Porque Sofremos?



Todos os atos de Deus revelam santidade, amor e justiça (Salmo 89:14). Portanto, o mal, a dor, o sofrimento e a morte não se originaram com Deus. O mal surgiu com Lúcifer, um anjo de luz e extraordinária beleza e inteligência. Lúcifer pouco a pouco cultivou a inveja, o ódio e o orgulho. Finalmente ele se rebelou contra
Deus tornando-se Satanás, o adversário. Deus não o destruiu para que, com o tempo, fosse permitida a real manifestação da crueldade e malignidade do seu proceder e não ficassem dúvidas entre os seres criados sobre a justiça e o amor divinos. Vamos conhecer esta história e descobrir o que tudo isto tem a ver conosco.
O início do Pecado 1. Onde e com quem começou o mal ou o pecado? Apocalipse 12:7.
Resposta: "Depois houve guerra no céu. Miguel e os seus anjos lutaram contra o dragão (mais pra frente nós vamos ver que dragão em profecia significa Satanás), que combateu junto com seus anjos." A história do grande conflito entre o bem e o mal começou no céu. Deus não criou o diabo, mas a Lúcifer, e não houve razão para o pecado, mas sim uma ocasião para isso. A ocasião foi a vontade livre de Lúcifer, a qual ele usou de maneira egoísta. Obs: Deus não nos força a fazer nada. Ele nos deu o livre arbítrio para nós fazermos nossas próprias escolhas, sejam elas más ou boas. Aí só depende de você.
2. Que tipo de anjo era Lúcifer? Ezequiel 28:14 e 15.
Resposta: "Eu fiz de você um anjo protetor, com as asas abertas. Você vivia no meu monte santo e andava pelo meio de pedras brilhantes. A sua conduta foi perfeita desde o dia em que foi criado, até que você começou a fazer o mal." Abaixo de Cristo, era o anjo mais honrado por Deus e o mais elevado em poder e glória entre os habitantes do Céu.
3. Que atitude levou Lúcifer à rebelião ou ao pecado? Ezequiel 28:17 e Isaías 14:13 e 14.
Resposta: "Você ficou orgulhoso por causa de sua beleza e a sua fama fez perder o juízo." "Antigamente você pensava assim: Subirei até o céu e me sentarei no meu trono, acima das estrelas de Deus. Reinarei lá longe, no Norte, no monte onde os deuses se reúnem. Subirei acima das nuvens mais altas e serei como o Deus Altíssimo." A existência do pecado é um mistério (II Tessalonicenses 2:7), mas embora o surgimento do pecado seja inexplicável e injustificável, suas raízes podem ser encontrados no orgulho e exaltação própria de Lúcifer. Em seu egoísmo, cobiçou a igualdade com o próprio Deus.
4. Como Satanás insistiu em sua rebelião e não se arrependeu, o que Deus fez com ele e seus anjos? Apocalipse 12:9.
Resposta: "O enorme dragão (Satanás) foi lançado fora do céu. Ele é aquela velha cobra, chamada Diabo ou Satanás, que leva todas as pessoas do mundo a pecar. Ele foi jogado sobre a terra, e os seus anjos também foram jogados junto com ele." Como Deus não tem prazer em obediência forçada, Ele não impediu que Satanás levasse avante seus maus desígnios. Satanás influenciou a terça parte dos anjos a também se rebelarem contra o governo de Deus, até que foram expulsos do céu.
O pecado alcança a Terra 5. Como o mal manchou e afetou a Terra? Romanos 8:22 e Isaías 57:20 e 21.
Resposta: "Pois sabemos que até agora o Universo todo geme e sofre como a mulher que está em trabalho de parto." "Porém os maus são como o mar agitado: as suas ondas não se acalmam e trazem lama e sujeira para a terra. Não hpa segurança para esses pescadores. O meu Deus falou." O sofrimento causado pelo mal pode ser visto em toda a natureza, tanto entre os seres racionais como os irracionais. Toda a Terra sofre as consequências do pecado.
6. O que é pecado? I João 3:4 e Isaías 59:1 e 2.
Resposta: "Vocês estão pensando que o Senhor perdeu a força e não pode nos salvar? Ou pensam que ele está surdo e não pode nos ouvir? Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda suas orações." "Quem peca é culpado de transgredir a lei de Deus, por que o pecado é a transgressão da lei." De maneira mais simples e clara, as Escrituras apresentam que o pecado é a transgressão da Lei de Deus. Isaías apresenta o pecado como a quebra do relacionamento de amor com Deus.
7. Qual é o resultado final do pecado? Romanos 6:23 e I João 3:8.
Resposta: "Quem continua pecando pertence ao Diabo porque o Diabo peca desde a criação do mundo." "Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor." O pecado passa uma sentença de morte a todo o ser humano. Somente Jesus Cristo pode remover esta sentença e conceder a vida eterna para aqueles que creem nEle.
8. Como podemos vencer o inimigo causador de todo o mal? Tiago 4:7.
Resposta: "Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês." Embora, enquanto vivemos neste mundo, estejamos sujeitos a enfrentar a dor, as perdas e a morte, se permanecermos com Deus, fazendo a Sua vontade, Ele estará conosco. Irá nos animar e fortalecer, e finalmente enxugará dos olhos toda lágrima causada pelo inimigo.

Curso de Teologia recebe alta pontuação do Ministério da Educação


Cachoeira, Bahia ... [ASN] O Ministério da Educação do Brasil (MEC) concedeu a renovação do reconhecimento do curso de Teologia do SALT – IAENE. O curso, que foi o primeiro de teologia adventista a conseguir tal status no país, conseguiu a renovação por mais cinco anos. Um ponto positivo foi a nota alcançada, que foi número 4, uma alta pontuação em uma escala que vai de 1 a 5.

A comissão do MEC, que veio ao campus no primeiro semestre de 2012, ressaltou diversos pontos positivos do curso, o que motivou a boa nota, divulgada em Diário Oficial no dia 15 de fevereiro de 2013. As dimensões analisadas foram: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Durante a avaliação, alguns pontos foram destacados pela comissão avaliadora de forma louvável. Entre os aspectos se destacam questões como perfil profissional e competências daqueles que se formam no curso de teologia do SALT –IAENE, apoio extraclasse e psicopedagógico aos alunos, titulação dos professores a atuação do colegiado, infraestrutura e estrutura de apoio à educação satisfatória em todos os sentidos e acervo especializado disponível na Biblioteca e Centro White.

O reconhecimento do curso é o mais alto status oferecido pelo MEC em nível de graduação para as instituições de ensino superior.  Além de autorizar o seu funcionamento, funciona também como uma espécie de ranking que, unido ao ENADE, atesta a qualidade de tais instituições e seus cursos.  [Equipe ASN, Fabio Bergamo]

domingo, 3 de março de 2013

10 Dias de Oração e 10 Horas de Jejeum




De 28 de fevereiro à 9 de março de 2013 você é nosso convidado para uma iniciativa diferente que vai revolucionar o seu relacionamento com Deus e com as pessoas ao seu redor. São 10 dias de oração envolvendo pessoas de toda a América do Sul.
A cada dia um texto bíblico irá motivar um tema para a oração:
    • 28 de Fevereiro – quinta-feira
      Orar Por Nossa Condição Espiritual
      E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. João 16:8

    • 01 de Março – sexta-Feira Orar em confissão, reconhecendo nossos pecados.
      E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. João 16:8

    • 02 de Março – sábado Orar pela nossa reconsagração a Deus.
      E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. João 16:8

    • 03 de Março – domingo Orar reconhecendo e desejando o Espírito Santo.
      E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Efésios 4:30

    • 04 de Março – segunda-feira Orar pelo reconhecimento da importância da Oração.
      E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8:26

    • 05 de Março – terça-feira Orar pela valorização do estudo diário da Bíblia.
      Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17

    • 06 de Março – quarta-feira Orar pelo perdão divino e perdão humano.
      E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; Mateus 6:12

    • 07 de Março – quinta-feira Orar pelo crescimento no amor fraternal. – orando pelos nossos vizinhos, amigos da esperança.
      Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. João 13:34

    • 08 de Março – sexta-feira Orar pelo fruto do Espirito Santo em nossa vida. – orando pelos nossos vizinhos e amigos da esperança.
      Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:22-23

    • 09 de Março – sábado10 horas de Oração e Jejum na Igreja – busca pelo Espírito Santo, Reavivamento e Reforma.
    Nesse dia todos são convidados a participar de um jejum de 10 horas em uma Igreja Adventista do Sétimo Dia mais próxima.  Textos do dia:
      •  E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.” Atos 2:42-47

      •  Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.” Atos 1:8

      • Que todos sejamos reavivados pelo poder de Deus!

      Retratos da Geração Século 21 - Marcelo Meireles - IASD Central BH, 2012

      Os cristãos e as pirâmides de lucro fácil



      Ontem, recebi e-mail de um leitor preocupado com um assunto que tem incomodado. Eu mesmo já recebi alguns e-mails inconvenientes que prometem ganho fácil. Por isso, resolvi publicar este texto, com informações do leitor e algumas “garimpagens” minhas.
      Ultimamente, tem-se visto em várias igrejas pessoas que convidam outras a aderir a esquemas de alta e rápida lucratividade, do tipo Mister Colibri eTelexfree (leia também isto), planos que têm o potencial de virar verdadeiras “febres” por algum tempo. Apesar de a propaganda denominá-los de empresas de “marketing multinível” e de envolverem pequenas atividades que disfarçam sua real natureza, negócios como esses configuram verdadeiros esquemas ponzi ou pirâmides financeiras.
      Em pirâmides financeiras, o investimento de adesão dos novos associados, geralmente alto, gera renda para seus recrutadores, bem como para os que estão acima na pirâmide, até certo nível. E, o principal, para também obter lucro, o associado precisa, ele também, recrutar outras pessoas. Nesses esquemas, os associados precisam periodicamente fazer novos investimentos.
      A Economia e a História já provaram que pirâmides financeiras tendem a saturar, colapsar e, por fim, quebrar, provocando graves prejuízos aos participantes, especialmente aos que entraram por último e estão na base da pirâmide.
      A legislação brasileira considera ilegais atividades desse gênero. Conforme preceitua a Lei 1521/51, que dispõe os crimes contra a economia popular: “Art. 2º. São crimes desta natureza: IX – obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos (‘bola de neve’, ‘cadeias’, ‘pichardismo’ e quaisquer outros equivalentes).”
      Cristãos deveriam se preocupar com essa prática notadamente exploratória e gananciosa, impedindo que ela seja disseminada nos templos, inclusive sob a alegação de ser “uma bênção de Deus para os participantes”.
      É preocupante também a forma como os participantes buscam recrutar novos membros para seu esquema, com muito mais interesse e afinco do que tentam atrair ovelhas para o caminho de Deus. De igual modo, também causa incômodo ver o quanto as pessoas estão agindo inconsequentemente em busca de dinheiro, aplicando recursos (muitos até fazendo empréstimos) em negócios obscuros e ilícitos, mas que proporcionam alto lucro em pouquíssimo tempo.
      Evidentemente que para que as “pirâmides” possam ser caracterizadas como crimes contra a economia popular, toda a questão girará em torno da existência ou não de dolo por parte daqueles que promovem essas atividades, isto é, se existe ou não vontade consciente de ludibriar, fraudar e/ou ganhar dinheiro fácil às custas da coletividade (algo que dificilmente se pode saber, de início). Como geralmente esses tipos de “correntes” ou “pirâmides” funcionam à margem da lei, tornam-se  instrumento fácil de sonegação de impostos e demais práticas irregulares, dentre as quais o próprio financiamento do tráfico de drogas, já que são atividades que por sua própria natureza informal não sofrem a fiscalização do poder público. Justamente a falta de fiscalização é que torna essas atividades extremamente perigosas.
      A propósito, segue abaixo ementa de uma decisão do Tribunal de Justiça de SP, que analisando um caso concreto, concluiu pela ilegalidade da situação:
      “Ementa: …conhecida por corrente ou pirâmide fraudulenta (obrigar o contratante a arregimentar novos subscritores para receber bonificações compensatórias do valor pago para ingresso na cadeia que favorece exclusivamente quem vende a ilusão do lucro fácil) – Prática condenada (art. 2º, IX, da Lei 1521/51) e [...] Ementa: Negócio realizado com a falsa aparência de marketing multinível e que encerra verdadeira ilicitude conhecida por corrente ou pirâmide fraudulenta (obrigar o contratante a arregimentar novos subscritores para receber bonificações compensatórias do valor pago para ingresso na cadeia que favorece exclusivamente quem vende a ilusão do lucro fácil) – Prática condenada (art. 2º, IX, da Lei 1521/51) e que não sobrevive com a cumplicidade da internet, por falta de boa-fé objetiva quanto ao dever post factum finitum – Provimento, em parte, rescindindo o contrato (art. 166, II, do CC), obrigando a devolução da quantia paga atualizada, excluído o dano moral (9088484-23.2009.8.26.0000. Apelação / Perdas e Danos. Data do julgamento: 07/10/2010; TJSP).”
      Além do crime contra a economia popular, esse tipo de “esquema” pode também, dependendo do caso, configurar estelionato, tipificado no art. 171 do CP:
      “Art. 171 – Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa, de quinhentos mil réis a dez contos de réis.”
      E é bom lembrar que sonegação de impostos também é crime.
      Um dos e-mails que recebi me convidando para uma dessas “correntes” chegou ao extremo de citar o Salmo 112:3: “Prosperidade e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre.” Sim, prosperidade e riquezas (que nem sempre têm que ver apenas com dinheiro) haverá na casa do justo (se Deus assim o quiser). Mas e o que dizer dajustiça, também mencionada no verso? Será que esquemas obscuros de lucro fácil passam no crivo da justiça?
      À luz da Bíblia e do Espírito de Profecia, não há dúvidas de que tudo que represente aparência do mal deve ser evitado pelo cristão. Devemos, por precaução, ficar longe desse tipo de “investimento”. Dinheiro nunca é ganho de maneira fácil, senão com o “suor do rosto”. Toda e qualquer atividade que desvie o foco do cristão dos “tesouros do Céu” e o faça focalizar apenas o ganho fácil, torna-se perigosa e deve ser vista com cautela.
      Fonte: http://www.criacionismo.com.br

      Lição 10 da Escola Sabatina



      Mordomia cristã e o ambiente



      Sábado à tarde
      Ano Bíblico: Dt 18–20

      VERSO PARA MEMORIZAR:“Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a Terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela Terra” (Gn 1:28).

      Leituras da semana: Sl 8Gn 2:15Ap 4:11Êx 20:8-111Co 3:16

      O mundo em que vivemos é um presente de amor do Deus Criador, “[d]Aquele que fez o céu, e a Terra, e o mar, e as fontes das águas” (Ap 14:7). Dentro dessa criação Ele colocou os seres humanos, ligados intencionalmente em relacionamento com Ele, com outras pessoas e com o mundo ao redor. Portanto, como adventistas do sétimo dia, consideramos que a preservação e cuidado do meio ambiente estão intimamente relacionados com nosso serviço para Ele.
      “Visto que a pobreza humana e a degradação ambiental estão inter-relacionadas, comprometemo-nos a melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. Nosso objetivo é o desenvolvimento sustentável dos recursos, enquanto atendemos às necessidades humanas. [...]
      “Nesse compromisso, confirmamos nossa condição de mordomos da criação de Deus e cremos que a total restauração será alcançada somente quando Deus fizer novas todas as coisas” (Extraído de “Cuidando da Criação, uma Declaração da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia sobre o Meio Ambiente”, votada em 12 de outubro de 1992).

      Domingo
      Ano Bíblico: Dt 21–23

      Domínio outorgado no princípio


      De acordo com Gênesis 1:26, o domínio de Adão se estendeu a todos os outros seres criados, no mar, na terra e no ar. O domínio inclui a ideia de governar ou ter poder sobre essas criaturas. Nada é dito a respeito do domínio sobre as forças da natureza em si, mas apenas sobre as criaturas. E, de acordo com o texto, essa regra era universal: Adão devia ser, essencialmente, o governante da Terra.

      1. Qual foi a resposta de Davi para a honra que Deus deu aos seres humanos? O que significam a “honra e glória” que nos foram dadas, especialmente no contexto dos seres humanos recebendo o domínio sobre a Terra? Sl 8

      De acordo com Gênesis 2:19, uma das primeiras tarefas de Adão foi dar nome aos animais. Nomes tinham grande significado nos tempos bíblicos. O nome representava a própria pessoa e, muitas vezes, a situação da pessoa. A autoridade para dar nomes às aves e animais foi a confirmação da posição de Adão como governante sobre os animais.

      2. Leia Gênesis 2:15. De que forma você vê o princípio da mordomia cristã revelado nesse texto?

      Adão foi incumbido de cuidar do jardim, administrá-lo e atender às suas necessidades. A raiz hebraica, smr, traduzida ali como “guardar”, geralmente significa “zelar” ou “proteger”. O jardim foi um presente para Adão, uma expressão do amor de Deus. Adão também recebeu a responsabilidade sobre ele, outro exemplo do domínio que lhe foi conferido no momento da criação.

      Como nossa compreensão de Deus como Criador, ou ainda mais especificamente, nossa compreensão da história da criação, deve influenciar nossa maneira de tratar o meio ambiente? Por que a compreensão dessas coisas deve nos proteger da indiferença grosseira ou, ao contrário, da devoção fanática para com o meio ambiente?

      Segunda
      Ano Bíblico: Dt 24, 25

      Cuidando de outras criaturas


      3. “Todos os animais da floresta são Meus, como são as cabeças de gado aos milhares nas colinas” (Sl 50: 10, NVI). Está o tema da mordomia da Terra implícito nesse texto?

      4. Leia Apocalipse 4:11. Qual é a diferença radical entre esse texto e as noções comuns dos ateus acerca de uma criação sem um criador, que surgiu unicamente pelo acaso?

      A criação dos animais não foi um acidente nem uma ideia posterior. Deus os criou propositalmente. Era Sua vontade que eles existissem, e esse princípio deve orientar nossa maneira de tratá-los (veja também Êx 23:512Pv 12:10Lc 14:5).
      Na verdade, a crueldade para com os animais e a indiferença em relação ao seu sofrimento são amplamente reconhecidas como sintomas de transtornos de personalidade. Muitas organizações foram criadas para promover o bom tratamento dos animais, e com razão.
      No entanto, ao mesmo tempo, algumas pessoas têm chegado a afirmar que os seres humanos não são intrinsecamente mais importantes do que os animais. Assim, os seres humanos não deveriam receber tratamento preferencial. Em muitos aspectos, isso é uma linha de pensamento que flui logicamente a partir de um modelo evolucionista das origens humanas. Afinal, se nós e os animais somos separados apenas pelo tempo e pelo acaso, por que deveríamos ser mais especiais do que eles? Um filósofo chegou a argumentar que uma galinha, ou mesmo um peixe, tem mais “personalidade” do que um feto no ventre ou até mesmo do que uma criança recém-nascida. Por mais ridículas que essas ideias possam parecer, elas podem ser derivadas, com uma quantidade razoável de lógica, de um modelo ateísta evolucionista das origens humanas.
      Essas ideias não são apoiadas nas Escrituras. Os seres humanos têm uma posição especial no plano de Deus, em contraste com a dos animais (veja Gn 3:21Êx 29:38; Lv 11:3).

      Imagine que você é um evolucionista ateu. Pense nas razões pelas quais acha que os animais devem ser tratados da mesma forma que os seres humanos. O que isso diz sobre a importância dos nossos pressupostos para determinar o resultado do nosso pensamento?

      Terça
      Ano Bíblico: Dt 26–28

      O sábado e o meio ambiente


      Como vimos, o conceito de mordomia, no contexto da nossa maneira de cuidar do planeta, está diretamente ligado à criação. Nossos pontos de vista sobre a criação influenciam nossas opiniões sobre a forma pela qual devemos nos relacionar com a criação.
      Para alguns, a criação deve ser explorada, usada, e até mesmo saqueada, em qualquer grau necessário para cumprir nossos desejos e necessidades. Outros, ao contrário, quase adoram a criação (Rm 1:25). Então, é a visão bíblica que deve nos dar uma perspectiva equilibrada sobre a forma com que devemos nos relacionar com o mundo que o Senhor criou para nós.

      5. Leia Êxodo 20:8-11. O que encontramos nesse mandamento que diz respeito à mordomia cristã?

      “Deus separou o sábado como memorial e lembrança perpétua de Seu ato criador e do estabelecimento do mundo. Ao descansar nesse dia, os adventistas do sétimo dia reforçam o sentido especial de relacionamento com o Criador e Sua criação. A observância do sábado destaca a importância da nossa integração com o meio ambiente como um todo” (Extraído de “Cuidando da Criação, uma Declaração da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia sobre o Meio Ambiente”, votada em 12 de outubro de 1992).
      Ao apontar o fato de que Deus nos criou e o mundo em que habitamos, o sábado é um lembrete constante de que não somos criaturas totalmente autônomas, que podem fazer tudo o que desejam aos outros e ao mundo. O sábado deve nos ensinar que somos, de fato, mordomos, e que a mordomia implica responsabilidades. E, como podemos ver no próprio mandamento, a responsabilidade se estende à nossa maneira de tratar os que estão “abaixo” de nós.

      Como você trata as outras pessoas, especialmente as que estão sob seu comando? Você está tratando-as com respeito, justiça e graça? Ou está tirando vantagem do poder que você tem sobre elas? Se for o último caso, lembre-se: um dia você terá que responder por suas ações.

      Quarta
      Ano Bíblico: Dt 29–31

      Mordomos da saúde


      Como vimos ao longo deste trimestre, a criação original de Deus era “muito boa”. Tudo e todos saíram das mãos do Criador em estado de perfeição. Não havia doença, sofrimento nem morte. Ao contrário do modelo evolutivo, no qual a doença, o sofrimento e a morte são parte dos meios de criação, essas coisas surgiram somente depois da queda, após a entrada do pecado. Assim, é apenas no contexto da história da criação que podemos melhor compreender o ensino bíblico sobre saúde e cura.

      6. Leia 1 Coríntios 6:19, 20. Qual é nossa responsabilidade diante de Deus a respeito do cuidado do nosso corpo?

      É por meio do nosso cérebro que o Espírito Santo Se comunica conosco. Se quisermos ter comunhão com Deus, devemos cuidar do corpo e do cérebro. Se abusarmos do nosso corpo, destruiremos a nós mesmos, física e espiritualmente. De acordo com esse texto, a saúde e nossa maneira de cuidar do corpo, o “templo de Deus”, é uma questão moral, cheia de consequências eternas.
      Cuidar da saúde é uma parte vital do nosso relacionamento com Deus. Obviamente, alguns aspectos da saúde estão além do nosso controle. Temos genes defeituosos, estamos expostos a produtos químicos ou outros agentes prejudiciais desconhecidos e estamos em risco de danos físicos que podem prejudicar nossa saúde. Deus sabe de tudo isso. Mas na medida de nossas possibilidades, devemos fazer o melhor para preservar nosso corpo feito à imagem de Deus.
      “Ninguém que professe piedade considere com indiferença a saúde do corpo, nem se iluda com o pensamento de que a intemperança não é pecado e não afetará sua espiritualidade. Existe uma estreita afinidade entre a natureza física e a moral. O padrão de virtude é elevado ou rebaixado por meio dos hábitos físicos [...] Qualquer hábito que não promova o perfeito funcionamento saudável do organismo humano degrada as mais elevadas e nobres faculdades” (Ellen G. White, Conselhos Sobre Saúde, 67).

      Quinta
      Ano Bíblico: Dt 32–34

      Princípios de mordomia cristã


      7. “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes” (Tg 1:17). Como esse texto ajuda a estabelecer a base para um conceito de mordomia fundamentado na Bíblia?

      Muitas vezes tendemos a pensar em mordomia em termos de dinheiro. No entanto, como vimos nesta semana, a mordomia envolve muito mais do que isso. Porém, seja lidando com dinheiro, com preocupações ambientais ou com nossa saúde, existem certos princípios envolvidos na boa mordomia, princípios que têm seu fundamento último na criação descrita em Gênesis. No fim, visto que Deus é nosso Criador, e que tudo que temos é dádiva dEle, devemos ser bons mordomos de tudo o que foi confiado a nós.

      8. Leia Mateus 25:14-30. Como essa parábola ilustra as recompensas da boa mordomia? Qual é a mensagem da parábola sobre os princípios da mordomia em geral?

      “Cristo confia a Seus servos ‘Seus bens’ – alguma coisa que deve ser usada para Ele. Dá ‘a cada um a sua obra’. Todos têm seu lugar no plano eterno do Céu. Todos devem colaborar com Cristo para a salvação das pessoas. Tão certo como nos está preparado um lugar nas mansões celestes, há também um lugar especial designado na Terra, onde devemos trabalhar para Deus” (Ellen G. White,
      Parábolas de Jesus, p. 326, 327).

      O que você está fazendo com os talentos que recebeu do “Pai das luzes”? Que escolhas você pode fazer que lhe permitirão usar esses dons em um serviço melhor para a causa do Senhor?

      Sexta
      Ano Bíblico: Js 1–4

      Estudo adicional


      Os seguidores de Cristo foram redimidos para o serviço. Nosso Senhor ensina que o verdadeiro objetivo da vida é servir. […] A lei de servir se torna o vínculo que nos liga a Deus e a nosso semelhante” (Ellen G, White, Parábolas de Jesus, p. 326).